Vamos conhecer um pouco!
O Infarto é o ataque cardíaco que é a insuficiência de sangue oxigenado na área do coração, quando ocorre a obstrução de uma veia coronária.
Com isso, o sangue não flui na região, o que faz com o músculo entre em necrose e possa levar à morte.
Além do coágulo de sangue que ocorre no local do rompimento, o que impede o sangue de o fluxo de sangue chegue em quantidade suficiente ao músculo cardíaco, pode ocorrer também o espasmo que desliga por completo o fluxo sanguíneo do coração.
Alguns dos fatores de risco são: Idade – acima de 65 anos a propensão ao infarto aumenta; Pessoas do sexo masculino – os homens possuem mais riscos; Menopausa- por conta da perda da proteção vascular.
Hereditariedade, Histórico de pré-ecâmpsia, Histórico de doenças auto-imunes, Tabagismo, Colesterol alto, Hipertensão, Sedentarismo, Obesidade, Diabetes, Estresse, Alcoolismo e Drogas Ilícitas são fatores também que podem desencadear.
Sintomas
Muitas pessoas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas clássicos como dor no peito, braço esquerdo, pescoço, estômago e costas; suor frio e desmaio.
Mulheres podem sentir sintomas atípicos como enjoos, vômitos, falta de ar excessiva, Fadiga excessiva, desconforto no peito e arritmia.
Ao persistirem os sintomas, procure um médico com urgência.