Então vamos lá! A APAS vai te contar!
De acordo com a Universidade de Havard esses exercícios listados baixo reduzem o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, além de ajudar na perda de peso, no fortalecimento dos ossos, no aumento da capacidade cardiorrespiratória e na saúde cerebral.
1. Natação
A natação é completa. Durante a prática, são usados quase todos os músculos do seu corpo, com a grande vantagem de ser uma atividade de impacto quase nulo, uma vez que a água não força as articulações. A prática regular, por cerca de 45 minutos, pode promover o aumento da frequência cardíaca, redução dos riscos de diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral, melhora do humor e manutenção do peso.
2. Tai Chi
Essa é uma arte marcial mais difundida na cultura oriental, uma vez que nasceu na China do século XIII. Ela é resultado da combinação de exercícios de respiração profunda com relaxamento por meio de movimentos suaves. Corrige a postura, melhora o equilíbrio e a mobilidade geral, aumenta a força muscular nas pernas e promove o bem-estar.
3. Treinamento de força
É considerado exercício de força aquele que utiliza peso livre, halteres ou o próprio corpo. Vale ainda utilizar outros acessórios, como fitas elásticas e pesos nos tornozelos. Reduzem a gordura corporal e aumentam a massa magra, além de fortalecerem os músculos e promoverem alta queima de calorias. Ajudam na prevenção de doenças como artrite, dor nas costas, obesidade, doenças cardíacas e diabetes.
4. Caminhada
Uma atividade simples, de graça, que qualquer pessoa pode fazer e que ainda confere mil benefícios para a saúde. Meia hora de caminhada diária pode ajudar a pessoa a ganhar alguns anos a mais de vida e, até mesmo, auxiliar na manutenção da memória e na prevenção da depressão.
5. Exercícios de Kegel
Esses são exercícios que têm como objetivo prevenir ou controlar a incontinência urinária e problemas no piso pélvico. As técnicas consistem na contração e descontração desses músculos, o que pode, inclusive, trazer benefícios para a vida sexual da pessoa. Para isso, deve-se contrair os mesmos músculos que você usaria para segurar o xixi ou um pum e manter por dois ou três segundos. Em seguida, solte e repita mais 10 vezes. Os exercícios devem ser feitos quatro ou cinco vezes por dia.