#Dica Apas
Todos já ouviram falar nos cálculos renais ou se queixam das dores, não é mesmo?
Pois é!
O cálculo renal nada mais é do que uma massa sólida que se forma nos rins ou no trato urinário e possuem 4 tipos, sendo eles: Cálculos de cálcio, cistina, estruvita, ácido úrico.
Os cálculos renais mais conhecidos como pedra nos rins são formadas quando a urina apresenta uma quantidade maior que o normal de determinadas substâncias como cálcio, oxalato e ácido úrico ou que têm uma diminuição na quantidade de alguns fatores que impediriam a aglomeração desses cristais como por exemplo o citrato.
Os fatores que influenciam são histórico familiar, adultos acima dos 40 anos, pouca ingestão de água, dietas ricas em sódio, entre outros.
Os sintomas causados pelos cálculos que de deslocam para sair do rim são: dor lombar intensa, cólicas, náuseas e vômitos, aumento da vontade de ir ao banheiro, ardência e sangue na urina.
Por isso a importância da ajuda médica com um urologista que fará o diagnóstico por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem e que fará a medicação correta ou o encaminhamento para a retirada dessas cálculos.