#DICADESAÚDEAPAS
Estamos falando em alimentação, então vamos dar 10 dicas para que você tenha uma alimentação saudável.
Faça as refeições com calma
É preciso tempo para que o organismo processe os alimentos. Parte das enzimas digestivas são secretadas pelos estímulos sensoriais.
Mastigue bem os alimentos
O início da digestão ocorre na trituração dos alimentos e na salivação, ainda na boca. A mastigação ajuda no processo digestivo, trabalha com a ansiedade e promove a saciedade. A refeição deve durar pelo menos 20 minutos.
Líquidos x Refeição
Líquidos durante a refeição não são indicados, pois faz com que você não mastigue. Eles são indicados 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições principais.
Horários para as refeições
Estipular um horário para as refeições é muito importante. O organismo mantém um ritmo com estabilidade hormonal e nutricional.
Alimente-se a cada 3 horas
O nosso cérebro precisa de carboidrato. Se há demora nesse nutriente, o corpo reduz a disposição. Comendo de três em três horas a fome é controlada e evita a compulsão alimentar.
Alimentos integrais
Os alimentos integrais são ricos em nutrientes e são excelentes para manter os níveis de glicemia, têm fibras que ajudam no intestino e no controle do colesterol.
Consuma frutas e hortaliças
As frutas, verduras e legumes são fontes de fibras, minerais e vitaminas.
Evite alimentos refinados
Os alimentos brancos (pão, açúcar, trigo, arroz) possuem diversas substâncias químicas que são negativas para o nosso organismo que favorecem o crescimento das bactérias que desequilibram a flora intestinal.
Ingira líquido
O líquido ingerido durante o dia mantém nossos corpo hidratado. Verifique sua hidratação pela cor da urina, que ser amarela bem clara.
Evite os industrializados
Alimentos industrializados, processados e embutidos devem ser evitados pois possuem substâncias químicas que não são reconhecidas pelo nosso organismo, demandando trabalho ao fígado e rins. Pode ainda ocorrer comprometimento do sistema imunológico e processos alérgicos.